12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

As melhores coisas para ver e fazer no Alentejo: passando por Elvas, Évora, Monsaraz e muito mais

O Alentejo é a maior e mais “selvagem” região de Portugal. A região estende-se desde o Algarve em direção ao centro do país, chegando também do Atlântico até á fronteira Portugal/Espanha. A região é marcada por uma costa oeste acidentada e está cheia de terras agrícolas, sobreiros e oliveiras. Muitas das aventuras locais envolvem a natureza, mas também há aldeias repletas de “herança” tradicional. 

Começamos por Évora, cidade Património Mundial da Unesco, Évora está repleta de marcos culturalmente significativos e é marcada por uma história notável. É também a capital e a maior cidade da região do Alentejo. Há muitas coisasa para ver e fazer, incluindo visitar a emblemática Capela dos Ossos, tirar fotos do antigo Templo Romano, visitar o Palácio Real e desfrutar de uma bebida, um almoço ou jantar para conhecer a gastronomia local, ou café na praça central. A cerca de 17km de Évora, pode visitar o Cromeleque dos Almendres. Estes são um grupo de antas que datam do período neolítico. Os historiadores acreditam que essas pedras, que formam dois círculos, podem ter sido posicionadas para servir propósitos astronómicos, além de determinar o local como um local cerimonial.

A região Alentejo é conhecida pelos seus vinhos, por isso é quase obrigatório fazer um tour pelas adegas e vinhas.  Muitos vinhos portugueses populares vêm do Alentejo, e há muitas vinhas que permitem passeios e degustações por toda a região. Hoje, a região é conhecida principalmente por produzir blends vermelhos, incluindo syrah e cabernet sauvignon. No entanto, os brancos também estão a ganhar popularidade graças às uvas locais antão vaz  sendo feitas para produzir um sabor mais frutífero. 
As costas Alentejanas convidam a passear, seja a pé ou de carro. As praias do Alentejo estão entre as mais bonitas do país, e o litoral também abriga charmosas vilas repletas de casas brancas e restaurantes notáveis. Não deixe de parar em Zambujeira do Mar, Comporta e Sines. A Península de Tróia é uma das “jóias” costeiras da região, e um excelente lugar para evitar as praias mais lotadas e observar golfinhos. Localizada ao longo do Estuário do Rio Sado, é um destino popular de observação de aves, e os 18km  de areia branca praticamente garantem muito espaço na praia. 

A gastronomia Alentejana é uma das coisas que não pode perder. A culinária local do Alentejo é conhecida por ter receitas saudáveis e reconfortantes, como a Açorda. Tradicionalmente, é feita com pão rústico “encharcado” num caldo recheado de ervas, acompanhado com um ovo. De origem humilde, o prato foi desenvolvido e é apreciado hoje com peixe, como sardinhas ou bacalhau. Outra receita tradicional,  é a carne de porco à alentejana, um prato feito com carne de porco frita, batatas fritas e ameijoas.

Se conseguir, visite o máximno de Castelos localizados no Alentejo. As aldeias e Vilas ao longo da fronteira com Espanha abrigam muitos castelos e cidades fortificadas que remontam a um tempo repleto de batalhas e invasões. Cada um tem a sua própria história e o seu próprio charme e encanto. Mesmo que seja impossível visitar vários castelos, tente arranjar tempo para ver a fortificação em Monsaraz, bem como a própria aldeia. Foi listada como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2017, foi classificada como uma vila monumento e é o exemplo de uma tradicional vila portuguesa. 

Também Elvas, outra cidade medieval fortificada que vale a pena a viagem. Muito bem preservada, Elvas está cheia de marcos hipnotizantes, como o Forte que apresenta um formato de estrela quando visto de cima.  Entre os pontos turísticos fascinantes estão ainda o Aqueduto do século XVI, o Castelo Medieval, o centro histórico e a Catedral no estilo manuelino.

Fonte: The Culture Trip
 

Populares