Decorreu no passado sábado, dia 29 de julho, a inauguração oficial das Ruas Floridas de Redondo.
Várias ruas desta vila alentejana vão estar ornamentadas com flores, figuras e outros motivos em papel colorido até ao próximo dia 6 de agosto.
O certame Ruas Floridas, que espera milhares de visitantes, é considerada uma das principais manifestações culturais do Alentejo.
Promovido pelo Município de Redondo, o evento regressa em 2023 depois de uma paragem forçada devido à Pandemia.
Na sua inauguração oficial, foram várias as entidades e autarcas que estiveram presentes e, entre eles esteve o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, com quem a Rádio Campanário teve a oportunidade de falar a respeito deste certame da vila de Redondo.
Em declarações à nossa redação, Álvaro Beijinha começou por referir que “em primeiro lugar dou os parabéns ao povo e à Câmara Municipal de Redondo por esta grande iniciativa, este grande certame, que o Alentejo acolhe, e em particular aqui em Redondo. É isto que nós precisamos, destes grandes eventos que atraem pessoas ao nosso território, é a primeira vez que venho aqui, a pandemia não permitiu que há dois anos atrás fosse feito, mas como digo, é a primeira vez que venho aqui, a convite do Sr. Presidente da Câmara, David Galego, é com todo o gosto que aqui estou e, de facto, é uma grande iniciativa popular que sai das pessoas que aqui sentem e vivem esta grande iniciativa, naturalmente, também, as entidades públicas, em particular a Câmara Municipal, por isso, isto é um excelente exemplo daquilo que nós precisamos no nosso território, que é envolver as pessoas, independentemente das autarquias serem do partido A, B ou C, que às vezes isso pode criar algum estigma, mas não. Envolver as as pessoas, envolver a comunidade, as autarquias, as entidades públicas, outras entidades que não são autarquias, mas que também são públicas, como hoje tivemos aqui, por isso, é com um grande gosto que aqui estou, pela primeira vez, e dou os meus parabéns à Câmara Municipal de Redondo e à população de Redondo pelo que fazem pela promoção do nosso Alentejo”.
Questionado sobre se tivesse que escolher uma atividade para apelidar de ex-libris de Santiago do Cacém, e recomendá-la, o autarca referiu que “temos a nossa feira, mas também lhe posso referir a Feira do Monte, Património Miróbriga, temos muitas coisas e o Alentejo faz-se disto, da diversidade entre o interior e o litoral. Nós temos as nossas praias maravilhosas, mas em termos de grandes iniciativas será seguramente a Feira de Santiago”.
“Acho que Santiago está bem e recomenda-se. Santiago tem crescido nos últimos 4/5 anos, quase triplicou o número de dormidas no concelho, mais que duplicou a oferta. A costa ajuda muito, mas não é só a costa, é um trabalho muito grande aquilo que temos feito, temos feito várias iniciativas e há uma questão fundamental para atrair pessoas para o nosso território, que é investir em iniciativas que tragam pessoas ao território, sejam culturais, desportivas, e é esse trabalho que temos feito ao longo dos últimos anos, apostamos no desporto, na cultura, na tradição, e isso é fundamental. Temos aqui o exemplo em Redondo onde se aposta na tradição, na cultura. É uma arquitetura efémera, durante uma semana, mas que é fundamental para promover o território”