A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, durante a última semana, diversas ações de fiscalização, no âmbito do combate ao abate clandestino, atendendo aos riscos associados ao consumo de carne proveniente de estabelecimentos não licenciados para o efeito.
Como resultado destas ações, foram desmantelados três locais de abate ilegal de animais para consumo público sem a competente inspeção sanitária, localizados em Armamar, em Elvas e nos arredores da cidade de Fátima.
Foram apreendidos 10 cabritos, 16 leitões, uma balança, diverso material de corte e ainda 1 carimbo com marca de inspeção sanitária, sendo esta última apreensão o culminar de uma investigação relativa à utilização do referido carimbo por diversos assadores para marcação de leitões provenientes de abate clandestino facilitando a sua entrada ilegal no circuito comercial.
Foram instaurados três processos-crime por abate clandestino e falsificação de cunhos ou selos, tendo em consideração o abate de animais fora das instalações licenciadas para o efeito suscetíveis de afetar a saúde dos seus consumidores e detidos dois indivíduos.