O despovoamento dos territórios do interior de Portugal é cada vez mais acentuado e parece ser uma inevitabilidade. O Alentejo é disso exemplo, estando a perder população continuamente desde 1950. Nos últimos 10 anos, o Alentejo perdeu em média 8 pessoas por dia.
A Associação Alentejo de Excelência, não se resignando com esta continua sangria de pessoas do território, promove no dia 25 de Fevereiro, pelas 15h00, na Universidade de Évora, uma Conferência subordinada ao tema será o despovoamento do interior uma inevitabilidade? e lança, em simultâneo, o desafio à sociedade civil para apresentar propostas para combater o despovoamento do interior e para promover a fixação das populações através do Start & Go Alentejo – Concurso de Ideias para combater o despovoamento, que decorre entre 1 de Março e 30 de Abril.
Para promover uma reflexão e debate informado, a Alentejo de Excelência convidou Frederico Lucas, do projeto Novos Povoadores; Luis Leite Ramos, Deputado à Assembleia da República e Coordenador do Estudo Territórios de Baixa Densidade, Territórios de Elevado Potencial, e Luis Moreno, investigador no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.
Participação gratuita, mediante inscrição prévia para info@alentejodeexcelencia.com