Na passada sexta-feira, 19 de Janeiro, o no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz recebeu primeira Gala do Basquetebol do Alentejo, distinguindo as equipas vencedoras dos campeonatos regionais de cada escalão na época passada e homenageando as personalidades, entidades e parceiros da associação que elevaram a modalidade nas últimas décadas.
Em declarações à Rádio Campanário, João Leitão, presidente da Associação de Basquetebol do Alentejo, refere que a associação ambiciona fazer parte do top-10 nacional, afirmando que, no último ano de atividade, “conseguimos melhorar muito do ponto de vista do planeamento e da regulamentação, e falta-nos dar o salto para a quantidade e qualidade”.
Presidente desde Janeiro do ano passado, João Leitão refere que a sua presidência teve como foco “tentar consolidar os processos”, objetivando aumentar o número de praticantes dos 700, que atualmente praticam, para os 1000 atletas.
José Calixto, presidente do município de Reguengos de Monsaraz, disse à RC que a realização desta gala “devemo-la ao grande projeto de formação na área basquete que é desenvolvido há décadas pelo prof. Luís Laureano (o Atlético Sport Clube/Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz)”.
Segundo o autarca, o basquete é uma modalidade “histórica” no concelho, “tem tido grandes entusiastas, e é uma das ofertas em termos de desporto, num concelho que se quer afirmar nessa área”.
Para incentivar a prática desportiva, a via encontrada foi “a criação de condições de infraestruturas desportivas”, indicou José Calixto, acrescentando que “é uma atenção especial dentro das nossas limitações de recursos, mas sabemos que é bom para a saúde-pública”.
Também em declarações à RC, Sidónio Fernandes, vice-presidente da Federação portuguesa de Basquetebol, refere eu “o Alentejo está a dar um salto que esperemos que seja consistente”.
Sidónio Fernandes o “espirito novo, fresco e jovem” que a nova direção trás à Associação, algo comprovado com a “capacidade de organizar esta Gala”, indicando a satisfação da Federação em relação ao trabalho desenvolvido na região alentejana.
{gallery}reguengos_gala_basquete{/gallery}