A Associação Oncológica do Alentejo – AOAL apresentou publicamente, esta quinta-feira, dia 2 de julho, pelas 10h00, a delegação de Elvas, no Hospital de Santa Luzia de Elvas, prosseguindo o objetivo de colocar em prática uma maior proximidade dos doentes oncológicos e seus familiares e a sua missão de Provedora do Doente Oncológico na região Alentejo.
Na sessão de inauguração estiveram presentes, além da direção da AOAL, Maria Horta, a delegada de Elvas, Elsa Grilo e a presidente do Hospital de Dia de Elvas, Aida Cordero.
A delegação de Elvas da AOAL é formada por Elsa Grilo, Adriana Ferrari, Joaquina Rosado, Cristina Centeno, José Manuel Ferreira e Liliana Pilha.
À reportagem da Rádio Campanário que acompanhou a apresentação da delegação em Elvas, Elsa Grilo, delegada da AOAL de Elvas referiu que o que se pretende é “apoiar os doentes oncológicos e os seus familiares porque os doentes oncológicos fazem os seus tratamentos no Hospital de Dia mas depois vão para casa, e em casa surgem muitas coisas e a associação o que pretende é ajudá-los nesse período em que estão sozinhos e não se sintam sós, saberem que a Associação Oncológica do Alentejo está com eles e dá-lhes os mais diversos apoios”.
Elsa Grilo deixou ainda o apelo para que na realização de iniciativas de beneficência, “se lembrem da AOAL e da delegação de Elvas e que essas receitas possam reverter para as atividades que nós aqui desenvolvemos de apoio aos doentes com cancro”, sendo uma associação que está disponível para os doentes dos concelhos, não só de Elvas, mas também de Campo Maior, Arronches, Monforte, Alandroal, Vila Viçosa, Borba e Sousel.
A presidente da Associação de Oncologia do Alentejo com sede no Hospital do Espirito Santo em Évora, Maria Horta, salientou que “foi dado um passo muito importante de proximidade, de esperança, de vontade, de coragem, de estar presente e de saber que há um valor acrescentado e sobretudo porque o doente oncológico precisa de olhar para o outro e ver que se aquele teve cancro e sobreviveu eu também posso sobreviver, este principio de que o cancro não é uma fatalidade tem que ser interiorizado e esse papel as associações desempenham-no muito bem porque todas nós que estamos nas associações somos doentes oncológicos”.
Maria Horta avançou ainda que brevemente também Beja, Portalegre e Santiago do Cacém vão ter delegações da AOAL.
A Associação Oncológica do Alentejo – AOAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, IPSS, sediada no serviço de Oncologia do Hospital do Espirito Santo de Évora, que coordena, promove e desenvolve ações no âmbito da oncologia e do apoio aos doentes oncológicos da região do Alentejo, colaborando com outras entidades de fins análogos.
Constituída em 2009, a AOAL tem vindo a promover junto da população da região do Alentejo um papel fundamental no esclarecimento e divulgação de doenças do foro oncológico, não só no sentido preventivo mas também no acompanhamento efetivo de pacientes oncológicos em fase de tratamento.
A constituição da delegação em Elvas vem consolidar o objetivo da AOAL, melhorar e tornar mais próximo o apoio prestado ao doente oncológico, seus familiares e/ou cuidadores.