12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Assembleia da República recebeu Mostra e Degustação de Produtos Regionais de Estremoz com o objetivo de tentar “dinamizar o concelho a nível nacional e internacional” (c/som e fotos)

A convite do deputado do PSD eleito pelo círculo eleitoral de Évora, António Costa da Silva, cerca de 15 comerciantes do concelho de Estremoz participaram, na passada quinta-feira, 5 de maio, numa Mostra e Degustação de produtos regionais que decorreu na Assembleia da República, em Lisboa. A animação musical esteve a cargo do Clube de Cavaquinhos estremocense da Escola Sebastião da Gama.

Na mostra gastronómica de Estremoz realizada no restaurante dos deputados, foram dados a conhecer a entidades nacionais e internacionais, alguns dos melhores produtos do concelho desde os azeites, vinhos, gins, licores, pasteis de bolota, broas, açorda, mel, ameixas, enchidos às compotas e chutney´s.

A Rádio Campanário acompanhou a iniciativa e esteve à conversa com o deputado do PSD, António Costa da Silva, que nos falou sobre o objetivo do evento revelando que “ a ideia foi responder a uma vontade local, portanto, fui um mero elo de ligação porque foram os 15 empresários que manifestaram interesse em promover uma mostra deste genéro na Assembleia da República bem como o Agrupamento de Escolas que se associou a esta iniciativa que foi apoiada a nível logistíco pelo município de Estremoz”. Acrescentando que “ na minha perspectiva foi uma oportunidade muito importante para mostrar o que fazemos de melhor no nosso território, os nossos produtos já são reconhecidos não é dificil atrair agentes e neste caso concreto tivemos um conjunto de deputados e entidades ligadas a consulados que são elementos decisivos para projetar os nossos produtos”.

Salientando que “os empresários têm que ser incentivados e acarinhados porque desempenham um papel decisivo na recuperação do país e da região que tem tanta necessidade de emprego e considero que esse apoio passa por atividades como esta que foi um sucesso”.

Questionado sobre se estão previstas outras ações de promoção gastronómicas de produtos da região na Assembleia da República, António Costa da Silva, adiantou-nos que “ esta mostra vai ser obrigatoriamente reproduzida a outras regiões já lançei o desafio ao presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e á Associação Terras Dentro que manifestaram muito interesse, aos poucos vou desafiando os vários agentes o repto está lançado”.

A esta Estação Emissora a embaixadora de Marrocos, Karima Benyaich, contou que os produtos estremocenses são reconhecidos pela boa qualidade expressando que “ o mercado marroquino pode estar interessado na promoção destes artigos tão fabulosos, o mais importante é convidar as delegações marroquinas para visitar Estremoz para que possam descobrir o que de melhor tem esta região para oferecer”.

Para o presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Nuno Rato, “esta é mais uma tentativa de dinamizar o nosso concelho a nível nacional e internacional, de apresentar o que temos de melhor para oferecer e a partir daí tentar capitalizar mais pessoas para que nos visitem e para que adquiram os produtos que são confecionados e produzidos”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Estremoz, José Espadinha, sublinhou que “esta atuação dos alunos perante os deputados foi uma motivação para a escola e para a sociedade é o reconhecimento do trabalho que têm desenvolvido durante o seu percurso escolar, que  promoveu de forma exemplar o agrupamento e a cidade”.

Segundo o deputado da Assembleia da República do PCP eleito pelo circúlo eleitoral de Évora, João Oliveira, “o concelho de Estremoz tem muitos méritos que merecem ser divulgados nacional e internacionalmente, é um grande regozijo para os alentejanos poderem constatar com estas mostras a qualidade do que se produz no Alentejo”.

Realçando que “o facto de nós aproveitarmos a riqueza que temos na região, as potencialidades dos nossos vinhos e da nossa gastronomia e de transforma-los em valor acrescentado, em economia, em emprego e em valorização da região estamos a contribuir para o nosso desenvolvimento na base do que é nosso que pode ser aproveitado em beneficío da região”.

Relativamente à iniciativa ter conseguido juntar líderes dos vários partidos, João Oliveira, garante que “podemos ter perspetivas diferentes sobre a realidade da região mas julgo que na valorização do Alentejo há de haver um consenso que ultrapassa as fronteiras partidárias”.

Noberto Patinho, deputado da Assembleia da República do PS, eleito pelo circulo eleitoral de Évora, frisou que “ é uma forma de promovermos a nossa região o que no meu ponto de vista será sempre bom porque os nossos produtos são excelentes”.

No que concerne à hipotese de vir a impulsionar uma mostra gastronómica na Assembleia República, asseverou que “não me sinto exclusivamente representativo de nenhum concelho, ao ter uma iniciativa deste género tentarei que seja abrangente que possa na verdade ser promotora da região, do concelho ou de uma zona do nosso Alentejo, mas de momento não tenho nada perspetivado o que não quer dizer que não veja a acontecer, vai depender também das oportunidades que poderão surgir”.

 

 

 

Populares