A AMJ de Mourão realizou, a 24 de junho, uma sessão, sob a forma de visita de estudo, à Assembleia da República, a casa da democracia.
Os membros da AMJ e outros alunos, foram acompanhados pela Presidente do órgão, Francisca Sousa, pela representante do Município de Mourão, Sara Correia, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Mourão, José Carlos Rocha, pela professora de Cidadania e Desenvolvimento, Nélia Jerónimo, e por técnicas do Município.
Num comunicado enviado à nossa redação, a AMJ de Mourão refere que estes jovens tiveram oportunidade de visitar A Casa do Parlamento – Centro Interpretativo. Este espaço da Assembleia da República, recente,conta com quatro pisos, com os temas Cidadania, Parlamento, Democracia e Memória; abordados através de suportes multimédia, proporcionam uma experiência dinâmica aos visitantes e que foi do agrado de todos. Tiveram a oportunidade de melhor conhecer a história da nossa democracia, a Constituição que nos rege e dados atuais sobre o Parlamento. Puderam até, colocando-se no papel de um deputado eleito, simular um discurso numa tribuna e defender as suas ideias bem como participarem nos trabalhos de uma comissão; ficam as aprendizagens sobre a importância do diálogo democrático e o papel de cada um na construção de um mundo melhor e mais justo. Os nossos jovens tiveram um comportamento que nos orgulha, mostrando-se interessados, participativos e conhecedores.
Foram ainda recebidos pela deputada eleita pelo círculo de Évora, Drª Sónia Ramos, com forte ligação e raízes familiares ao concelho de Mourão. Guiou-os por vários outros espaços da Assembleia, propiciando-lhes conhecer a Sala dos Passos Perdidos, a Sala das Sessões e a Biblioteca Passos Manuel.