Foi assinada esta quarta-feira, dia 22 de novembro, uma adenda do protocolo de reestruturação do Ambulatório do Hospital de Elvas em Unidade de Alta Resolução, num investimento total de 1,5 milhões de euros.
O projeto consiste na reestruturação do espaço, de acordo com as orientações das redes de referenciação hospitalar, prevendo vir a assegurar, anualmente, 35 a 40 mil consultas hospitalares, 5500 exames especiais (dos quais 1200 de gastrenterologia) e 2200 cirurgias.
Com a Unidade de Alta Resolução, pretende-se um aumento da capacidade instalada para a prestação de cuidados cirúrgicos de ambulatório, introdução de novas especialidades e técnicas, aumento do volume de produção de meios complementares de diagnóstico e terapêuticas, melhoria das condições hoteleiras para os utentes, requalificação do bloco operatório, melhoria das condições de acondicionamento de equipamentos higiénicos, redefinição dos circuitos internos e por ultimo remodelação da área de recobro, segundo informações da autarquia de Elvas.
A adenda foi assinada entre os municípios de Elvas, Arronches, Campo Maior, Monforte, Sousel (Portalegre), Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa (Évora), a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e a Coração Delta – Associação de Solidariedade Social.
O projeto encontra-se candidatado ao programa Alentejo 2020, aguardando-se a sua aprovação, para serem iniciadas as intervenções no espaço.