A Associação de Futebol de Évora quer que o futebol feminino no distrito cresça até 10% nos quadros da associação nos próximos anos, afirmou à Campanário o presidente António Pereira.
Segundo o dirigente, que falava à RC sobre o futebol de formação no distrito eborense, o futebol feminino “deu este ano o primeiro grande passo”, e garante que o futuro da formação no distrito de Évora “terá que ser o futebol feminino”.
Nesse sentido a Associação de Futebol “comprou um campo de futebol insuflável de 12×24 metros para que as miúdas comecem a jogar futebol”, facilitando assim o acesso à modalidade da parte das praticantes que “muitas das vezes querem jogar só que chegam já com 10/12 anos ao futebol e os miúdos já praticam desde os 6”.
Pela formação dos jovens atletas acontece que “os treinadores escolhem os melhores e elas cansam-se de lá andar” e para contrariar isso “há que começar nas escolas do primeiro ciclo a pôr as miúdas a jogar futebol”, disse o responsável.
Segundo António Pereira o crescimento do futebol feminino nos quadros da Associação eborense “é um trabalho de muitos anos”, onde o objetivo é que “10% dos jogadores de futebol do distrito sejam femininas”.