A associação Just a Change faz um balanço “muito positivo” do trabalho deste verão, que culminará com a reabilitação de 55 casas em vários pontos do país, feita por mais de 350 voluntários.
“Passámos de quatro para doze campos, em comparação com o ano passado, porque tivemos maior mobilização de voluntários e de parceiros locais. Tem sido uma mobilização fantástica”, referiu José Afonso.
O Município de Alandroal tem pelo 2º ano consecutivo os jovens voluntários a reabilitar habitações degradadas no concelho. Este ano chegaram a Montejuntos os cerca de quarenta jovens voluntários de todo o país da Just a Change que este ano participam no programa de reabilitação de habitações degradadas no concelho. Este ano são 4 as intervenções. Mais de 50 mil euros de investimento. 20 mil da Fundação Manuel António da Mota e o restante do município.
Foram preparadas as antigas instalações da Escola Primária de Montejuntos para os acomodar e fica preparada para outros usos.
Durante estes campos de verão, que este ano começaram em julho e terminam em setembro, os voluntários do Just a Change reabilitam casas de forma a mudar a realidade de quem nelas vive.
“A pandemia chamou a atenção de todos para a importância da casa. O nosso trabalho este ano é particularmente importante”, frisou o responsável, contando que houve famílias “que este ano passaram a ter uma casa de banho e um telhado em condições, janelas novas e espaços para os filhos estudarem com mais condições”.
Segundo José Afonso, o valor médio investido em cada casa varia entre os oito e os dez mil euros, beneficiando a economia local.
“Os projetos têm impacto local nos fornecedores e nos técnicos de obra. O impacto do projeto é multiplicado porque o investimento é feito localmente”, frisou.
Alcanena, Óbidos, Sever de Vouga (por duas vezes), Faro, Loulé, Alandroal, Portimão, Lagoa, Vila Pouca de Aguiar, Tondela e Torres Vedras foram os concelhos escolhidos para os campos deste verão.
Esta é a sétima edição de um projeto que teve início em 2015 e que já aumentou em cerca de 800% o seu volume de intervenção.
Fonte: NM