A Constituição oficial da Associação Évora 2027, responsável pela Gestão do processo Capital europeia da Cultura, será constituída oficialmente esta terça-feira , 20 de fevereiro, em Évora.
Estado e membros da Comissão Executiva Évora 2027 vão assinar a escritura de constituição da Associação Évora 2027 e aprovar os estatutos e eleger os titulares dos órgãos sociais na primeira reunião da Assembleia Geral.
A sessão irá decorrer no Palácio D. Manuel, em Évora, pelas 14 horas.
A formalização oficial da Associação acontece depois de a Associação Évora 2027 ter sido criada através do Decreto-Lei publicado a 26 de dezembro de 2023.
Este organismo tem como missão garantir a implementação de todos os aspetos de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado.
Fazem parte desta Associação, enquanto associados fundadores da Associação , o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de
Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I. P.; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo.
Depois da assinatura da escritura de constituição, decorrerá a primeira Assembleia Geral reúne também dia 20 de fevereiro, para aprovação dos estatutos e eleição dos órgãos sociais.
A Associação vai contar ainda com um órgão consultivo, o Conselho Regional de Cultura, composto por instituições com atividade relevante no âmbito dos fins da associação e por personalidades de reconhecida competência no domínio das artes e cultura, da ciência e inovação, da educação, da economia, do terceiro sector e do ambiente, assim como por personalidades da sociedade civil que pretendam contribuir para a implementação da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.
O Conselho Regional de Cultura inclui também uma Comissão Científica e a Geração_27, uma comissão consultiva para a diversidade e a equidade, formada por cidadãos. Imediatamente a seguir à Assembleia Geral, pelas 16h00, no Palácio de D. Manuel realiza-se uma conferência de imprensa que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
O título de Évora Capital Europeia da Cultura foi atribuído à cidade Alentejana em 07 de dezembro de 2022. O projeto baseia-se no conceito «Vagar», que é um modo de vida e um elemento forte do património imaterial da região, refletindo a necessidade urgente de a Europa e os europeus passarem para uma «filosofia de vida lenta».
Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia.
Recorde-se que desde 1985, as Capitais Europeias da Cultura, tornaram-se num dos projetos culturais mais ambiciosos da Europa e uma das atividades mais apreciadas da União Europeia.