A Associação Helpo promove, de 5 a 14 de setembro, uma campanha de angariação de fundos em 418 lojas Pingo Doce, em todo o país. Com o mote “Sem escola a infância pesa mais”, a campanha convida os clientes das lojas do grupo Jerónimo Martins a contribuírem com 1, 3 ou 5 euros para tornar mais fácil a educação das crianças moçambicanas.
Em comunicado, a ONG explica que “um dos principais objetivos da iniciativa é financiar a resposta à emergência no apoio aos deslocados internos em Moçambique, nomeadamente as crianças, que têm de enfrentar um novo ano letivo em condições dramaticamente adversas. Com a crise humanitária que atinge Cabo Delgado, são cerca de 4 mil novas crianças em idade escolar a que o apoio da Helpo terá de chegar”.
O contributo dos portugueses concretiza-se na aquisição de vales que permitem comprar lanches, mochilas e manuais escolares para estas crianças.
Desde Fevereiro, a Helpo tem apoiado com kits alimentares, roupa e material escolar várias aldeias e instituições sociais em Cabo Delgado que estão a receber deslocados internos, e tem no terreno, desde Julho, nas comunidades de Cabo Delgado e Nampula onde intervém há mais de 10 anos, uma acção de emergência junto destas populações que fogem dos ataques armados, que se materializa em no apoio a crianças, grávidas e lactantes com rastreios e acompanhamento nutricional e kits de sobrevivência, compostos por bens alimentares, utensílios de cozinha, material de higiene e roupa.