Falta um mês para o início dos Jogos Olímpicos de inverno Pequim 2022 (4 a 20 de fevereiro) e a Equipa Portugal encontra-se em processo final de definição: para já está garantida a participação de três atletas, sendo que um deles poderá ser o eborense José Cabeça.
Em Esqui de Fundo, a vaga conquistada no ano passado pelo atleta alentejano é para a prova de 15Km clássicos, e nesta altura há dois competidores para a preencher: José Cabeça, 1997.º no ranking de distância e 3848.º no de sprint; e Filipe Cabrita, 3046.º em distância e 3990.º em sprint. Aguarda-se, pois, com expectativa a decisão sobre quem irá representar o nosso país nesta prova.
A confirmar-se a ida do atleta eborense aos Jogos olímpicos de Inverno, feito nunca antes alcançado, José Cabeça irá juntar-se à Seleção Nacional já composta por dois atletas de Esqui Alpino (um feminino e um masculino), cujos nomes também estão ainda por definir.
Vanina Guerillot encontra-se nesta altura no 595.º lugar do ranking de slalom feminino e na 964.ª posição da tabela de slalom gigante. A vaga masculina de Esqui Alpino está a ser disputada por três esquiadores: Ricardo Brancal é no ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS) 2906.º em slalom e 1982.º em slalom gigante; Manuel Ramos está na 3885.ª posição em slalom e na 2679.ª em slalom gigante; e Baptiste Araújo é o 1144.º no slalom e o 3060.º em slalom gigante.
A estes três atletas poderá ainda juntar-se o snowboarder Christian Oliveira que continua a disputar uma vaga até ao fecho da qualificação, no dia 16 de janeiro.
Christian Oliveira vai competir na Taça do Mundo de Snowboard, nos dias 8 de janeiro, em Scuol (Suíça), 11 e 12 em Bad Gastein (Áustria), e 18, em Simonhöhe (Áustria), para tentar juntar-se à Equipa Portugal.
Fora dos Jogos Olímpicos Pequim 2022 ficou o patinador de velocidade Diogo Marreiros, com o 35.º lugar no ranking de “mass start” e 80 pontos somados, mas que ainda assim garantiu presença no Campeonato da Europa.