Entrou em fase de resolução o violento incêndio agrícola que deflagrou esta noite, através de um novo foco de incêndio na Estrada das Cortes que liga com o concelho de Vila Viçosa e que rápidamente se alastrou.
A informação foi confirmada à Rádio Campanário pelo comando de Operações de Socorro de Évora, que nos indicou que o referido incêndio entrou em fase de resolução à 01h44.
Ainda assim, segundo o CDOS, apesar de estar em fase de resolução, o que significa não se encontrarem chamas ativas, e existindo pontos quentes, ainda existe a possibilidade de reacendimentos pelo que os meios vão manter-se , para já, no local. Segundo o CDOS, esta fase do incêndio significa que o incêndio está sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido.
Recorde-se que o alerta para este incidêncio foi dado às 22.10 horas. As chamas consumiram uma vasta área de olival e mato e entraram na Tapada Real, tal como a Rádio campanário já tinha noticiado.
A Tapada Real, espaço de lazer criado pelo rei D. Carlos, com uma vasta área florestal, com cerca de 1698 hectares, onde se podem observar as mais variadas espécies arbóreas e animais, incluindo veados, gerida pela Fundação da Casa de Bragança.
No local estiveram as corporações de Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, Redondo, Elvas, Borba, Vila Viçosa, Estremoz, Alandroal e Monforte, para além dos serviços Municipais de Borba e Vila Viçosa assim como a GNR, num total de 78 operacionais apoiados por 26 veículos.
O Comando de Operações de Socorro de Évora , questionado pela Rádio campanário sobre a contabilização da área ardida, respondeu-nos que para já não é ainda possível dispor dessa informação.
Ana Rocha