A Câmara Municipal de Évora iniciou um processo de reflexão, sistematização e diagnóstico no âmbito do Projeto Educativo Local (PEL) de Évora, a integrar no designado Documento orientador, conforme divulgado pelo município.
O Documento Orientador do Projeto Educativo Local (2021-2024) é um documento que se pretende estruturante da política educativa municipal e, simultaneamente, um instrumento operacional dessa política.
Esse documento tem por base a assunção de que o Projeto Educativo Local é um instrumento que dá voz aos atores e, por isso mesmo, quer o diagnóstico, quer o plano de ação que o integram devem ser o resultado de uma reflexão conjunta entre a autarquia e as instituições que garantem a oferta de educação não formal no concelho.
Neste sentido, o Município definiu uma metodologia de participação ativa, mas faseada, sendo que nesta fase pediu os contributos de 32 instituições educativas do concelho (já haviam sido previamente auscultados os quatro Agrupamentos de escolas de Évora) em termos do que consideram ser os desafios para a educação não-formal no território, convidando-os a apresentar propostas de ação a desenvolver, de forma concertada em 2023 e 2024.
Trata-se de uma estratégia que “prioriza a auscultação e envolvimento das organizações, agentes e parceiros estratégicos implicados na educação do território; é faseada e flexível, para acolher mudanças no seu desenho e operacionalização”.
Este processo de auscultação está a decorrer através de diversas reuniões em cada uma das instituições e prolongar-se-á até janeiro de 2022. No seguimento destas reuniões, a Câmara Municipal de Évora tem procedido à entrega do dossier deste processo, possibilitando um acompanhamento da ação a desenvolver no período considerado (até 2024) através de um suporte físico que está em consonância com a metodologia de trabalho adotada, ou seja, necessariamente flexível.