O roteiro “Saúde Aberta” percorreu esta segunda-feira vários concelhos do distrito de Portalegre, tendo Elvas recebido a visita do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.
O programa da visita iniciou-se com a receção nos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, informou o governante das preocupações do Município nesta área.
Em nota enviada à nossa redação, o Municípçio dá conta que pela vioz do Autarca, se mostrou muito preocupado com as atuais condições das instalações e infraestruturas da saúde, a grande maioria com necessidade imediata de melhorias em várias áreas.
Foi ainda abordada a situação do corpo clínico, com a falta de profissionais, enfermeiros e auxiliares, assim como de clínicos em algumas especialidades, Rondão Almeida, recordou que o nosso Hospital acolhe utentes de todo o distrito, bem como dos concelhos limítrofes, de Borba, Alandroal, Vila Viçosa e Estremoz, já no distrito de Évora, sendo referência para muitos deles pela sua proximidade, e cuidado com os doentes.
No âmbito dos cuidados de saúde diferenciados, o presidente da Câmara abordou ainda a possibilidade de acordos com o país vizinho para dar resposta aos desafios que hoje atravessamos, como já se fez para a realização de partos no Hospital Materno Infantil, que pela sua proximidade pode ser muito importante para situações de urgência e prestação de cuidados de saúde imediatos, sem necessidade de transferência de utentes entre unidades muito distantes. O autarca salientou ainda os benefícios para os acompanhantes, devido à proximidade geográfica e comodidade nas deslocações a visitas, quando implique internamento.
Nesta reunião, Rondão Almeida, aproveitou ainda para abordar a questão dos investimentos nas Unidade de Cuidados Continuados de curta, média e longa duração.
O governante esteve acompanhado pela diretora clínica da ULSNA, Vera Escoto, de Ana Célia da Silva, também da ULSNA e de Manuela Macedo da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
O secretário de Estado da Saúde ouviu as questões abordadas pelo presidente, referindo que o Ministério da Saúde pretende fazer um investimento importante neste setor, acrescentando que a “falta de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares, é transversal a todo o país” e o governo está atento a esta situação.
O governante adiantou ainda que considera fundamental, na prestação de cuidados diferenciados, a Clínica de Alta Resolução, que existe na unidade de saúde elvense, e que no âmbito do PRR, “vão ser instalados novos equipamentos, que irão permitir fazer mais exames de diagnóstico, e em diversas áreas”.
Ricardo Mestre deixou ainda a garantia que o “Governo irá a estudar a possibilidade de uma relação com os nossos vizinhos espanhóis, no âmbito da prestação de cuidados de saúde”, indo ao encontro das necessidades existentes nas regiões de fronteira, como Elvas.
O roteiro prosseguiu com uma visita ao Hospital de Santa Luzia, onde foram dados a conhecer o Serviço de Cirurgia, tendo também sido inaugurada oficialmente a Unidade de Alta Resolução, pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
Nesta cerimónia simbólica, estiveram presentes os presidentes das Câmara Municipais de Arronches, Campo Maior, Monforte e Elvas, tendo Rondão Almeida, referido a importância do projeto para todos os municípios envolvidos e suas populações, que viram assim dada resposta a um anseio há muito sentido, na área dos exames de diagnóstico.
Esta unidade resulta de um investimento de um milhão e meio de euros, e contou com a envolvência da Administração Regional de Saúde do Alentejo, ULSNA, Associação Coração Delta e dos municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel, no distrito de Portalegre, e de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, no distrito de Évora.
A comitiva seguiu depois para o Centro de Saúde de Elvas, onde após o contacto com os profissionais de saúde e pequena visita às Unidades de Saúde Familiar e Unidade de Cuidados na Comunidade, encerrou a visita a Elvas.