O presidente da Câmara de Elvas (Portalegre), José Rondão de Almeida, vai ser o próximo presidente da Eurocidade Badajoz (Espanha), Elvas e Campo Maior (Eurobec), num mandato que se inicia na terça-feira, foi hoje divulgado.
Segundo a Câmara de Elvas, José Rondão de Almeida vai suceder no cargo ao antigo presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, e este novo mandato prolonga-se até 28 de fevereiro de 2023.
Os presidentes dos municípios de Elvas e Campo Maior e o alcaide de Badajoz reuniram-se na quarta-feira, tendo ficado decidido, no âmbito do projeto da Eurocidade, a criação de uma sede física.
A mesma poderá surgir em Badajoz, na Estremadura espanhola, ou, em alternativa, no Caia, no concelho de Elvas, em instalações do município.
Na mesma reunião, segundo a autarquia alentejana, também foi estabelecida a afetação de recursos humanos dos três municípios, para realizarem funções na sede, e a realização mensal de reuniões da Eurobec.
Foi igualmente acordada a criação da figura do embaixador da Eurocidade, tendo sido designado para o efeito o empresário Rui Nabeiro, natural de Campo Maior.
Os autarcas fizeram ainda uma “declaração de interesse conjunta” que estabelece como prioritária e de interesse para a Eurocidade a instalação na Estremadura do Centro Ibérico de Energias Renováveis, “pelas mais-valias que representa para a região”, pode ler-se na nota.
Em relação à Plataforma Logística do Caia, o presidente da Câmara de Elvas manifestou a intenção de criar “um parque empresarial”, que “complemente” a plataforma existente e que “permita a chegada de matérias-primas e o transporte das mesmas”.
A cooperação entre os três municípios em áreas como a educação, saúde, eventos, mobilidade laboral transfronteiriça, segurança, cultura, rede de transportes, entre outras, foram outros dos temas abordados na reunião.
C/lusa