Decorreu ontem, dia 09 de novembro, através de videoconferência, uma reunião entre o Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Luís Dias, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo e a Ministra da Saúde, Marta Temido, na qual foram abordados alguns temas relacionados com a prestação de cuidados de saúde no Centro de Saúde de Vendas Novas.
O Município apresentou um projeto de intervenção nas instalações do centro de saúde, tendo sido informado que está em curso uma proposta de mobilização de fundos comunitários que irá permitir a requalificação e ampliação integral do Centro de Saúde para colmatar necessidades encontradas (algumas delas de origem) e dar mais conforto a profissionais de saúde e utentes. Ficou decidido que a ARS Alentejo, com o apoio do Município, apresentará uma proposta formal neste sentido.
Segundo nota do município de Vendas Novas, “o presidente Luís Dias voltou também a insistir na formalização do Serviço de Urgência Básico (SUB) de Vendas Novas (atualmente já dotado de médicos e enfermeiros para o efeito) e da colocação no Concelho de uma viatura de suporte imediato de vida com tripulantes formados e qualificados para o efeito. A atualização do SAP para SUB é, aliás, uma necessidade já transmitida ao Governo aquando da formulação de proposta a incluir no Orçamento de Estado para 2021”.
A Ministra da Saúde aproveitou ainda para deixar uma mensagem de confiança no que concerne à situação epidemiológica do Concelho e às medidas adotadas pelo Município, apelando ao comportamento responsável dos Vendasnovenses face às recomendações emanadas.