Em declarações a esta estação emissora, Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, defende “que se deveriam iniciar estudos para aferir as possibilidades e os meios para reconstruir a estrada” que ligava a localidade a Borba (EM255), e que colapsou no passado dia 19 de novembro.
O autarca falava à RC por ocasião da apresentação do livro de Tiago Salgueiro “Estrada Real – Memórias do caminho entre Borba e Vila Viçosa”, destacando que a centenária “estrada faz parte do imaginário dos habitantes” das duas localidades “e da nossa história coletiva”. Para além de ter sido palco “de vicissitudes muito diversas”, como guerras ou encontros matrimoniais, tinha importância económica para ambos os lados.
Desta forma, considera que a reconstrução da estrada é uma “ideia que tem pés para andar”, requerendo, contudo, “que a Câmara Municipal de Borba, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, outras instituições de nível estatal e alguns particulares” encetem “nos tempos mais imediatos, contactos, reuniões, estudos” nesse sentido.
EM255 é importante “na aproximação entre as duas povoações”
Manuel Condenado
Manuel Condenado avança que à sua semelhança, “ao longo destes últimos meses muita gente se tem manifestado por diversos meios” sobre a importância da estrada, “no sentido de elaborar esse tipo de estudos”.
Para que a recuperação da estrada seja uma realidade, “falta dar esse passo institucional e partir para um cenário de estudos, de obtenção de recursos, de projetos no sentido de viabilizar essa reconstrução que eu reputo de importantíssima”, conclui.