A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou, por unanimidade, a minuta do auto de transferência da gestão do Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja, para a Direção Regional da Cultura do Alentejo (DRCA).
De acordo com a informação enviada à RC pela CIMBAL, neste processo “estão assegurados os direitos dos trabalhadores afetos ao Museu, nomeadamente mantendo o direito ao vínculo, à carreira, à categoria e aos níveis remuneratórios, assim como o acesso ao regime de mobilidade e ao regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público”.
Quanto às coleções e obras do acervo museológico “manter-se-ão, obrigatoriamente nas suas instalações, com a salvaguarda de cedência temporária, por períodos limitados, nos termos habituais”.
Mais, a Comunidade Intermunicipal vai acompanhar e monitorizar “a gestão museológica partilhada, a estabelecer entre a DRCA e a Câmara Municipal de Beja, mediante protocolo, de forma a garantir a defesa dos interesses da região”.
“Com esta transferência para os serviços do Ministério da Cultura, esperamos ter dado um contributo efetivo para um futuro mais auspicioso para o nosso Museu Regional Rainha D. Leonor, permitindo proporcionar melhores condições para o garante da nossa memória colectiva”, pode ler-se no comunicado.