A Câmara Municipal de Vila Viçosa entregou este sábado, dia 10 de janeiro, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, 84 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que apetrecharão 30 bombeiros com fatos de combate a incêndios em espaços naturais.
Os equipamentos são compostos por dólmen, calça, capuz de proteção (cogula), capacetes florestais, luvas e botas de combate a incêndios.
Em declarações à Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado refere que os equipamentos atribuídos aos bombeiros vêm ajudar “a dar uma melhor resposta em caso de necessidade, são 30 fatos, 13 pares de botas, luvas e capacetes”.
O autarca diz que com razão “o senhor Comandante referiu que o número de fatos não corresponde ao número de botas, na distribuição que foi feita a nível distrital”, acrescentando, “vamos dialogar com a associação e estaremos abertos para adquirir o número de botas que faltam para corresponderem ao número de fatos, para quando se proceder à entrega do equipamento, seja um equipamento completo para cada bombeiro”.
Foi também neste dia que decorreu a Festa de Natal da Corporação de Bombeiros de Vila Viçosa.
A esta Estação Emissora, o Comandante Carlos Vitorino refere que a festa realiza-se sempre depois dos Reis “porque há muito pessoal que manda os donativos depois do Natal”, confirmando que mais uma vez a população foi generosa, “tivemos donativos de cerca de 9 mil euros, o que dá uma média de 230 euros a cada um e a festa foi paga pela direção”.
Financeiramente, o Comandante diz, “não devemos nada a ninguém, mas uma coisa é certa, as duas viaturas que estamos a pagar não são contabilizadas como dividas porque todos os meses cumprimos, e temos o quartel pago”.
A entrega dos EPI resulta do culminar do projeto "Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – Alentejo Central” através de uma candidatura ao abrigo do Programa Operacional Temático Valorização do Território (Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais, incluindo Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos), no âmbito do QREN. Assente numa parceria formalmente estabelecida entre a CIMAC e os 14 Municípios abrangidos e com um investimento global superior a 182 mil euros, a iniciativa conta o cofinanciamento do Fundo de Coesão a 85%, sendo a contrapartida nacional garantida pela ANPC (7,5%) e pelos 14 Municípios (7,5%).
No total, a CIMAC adquiriu 453 fatos compostos por casaco e calça, 230 capacetes, 296 pares de botas, 207 pares de luvas e 219 cogulas.