A autarquia de Badajoz tem cinco projetos transfronteiriços que correspondem a um montante de investimento de 1,67 milhões de euros com financiamento aprovado ao abrigo do programa Interreg.
De acordo com a notícia avançada pelo jornal espanhol Hoy o apoio financeiro, resultante da segunda convocatória Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, ascende ao montante de 1,25 milhões de euros. Nesta fase do programa foram apresentadas 295 candidaturas, das quais 96 foram aprovadas.
O projeto que corresponde ao maior montante de investimento, 613 mil euros, é designado “Globaltur-Euroace”, e pretende fomentar o desenvolvimento económico das zonas rurais através do turismo e revalorizar o seu património histórico, cultural e natural.
O projeto “Caminos” representa um montante de investimento de 300 mil euros e prevê a melhoria dos caminhos de Santiago do Oeste peninsular, potenciando o seu carácter transfronteiriço e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios envolvidos.
Quanto ao projeto “Localcir”, liderado pela Junta, ao qual a autarquia de Badajoz destina 285 mil euros, pretende fomentar o empreendedorismo e a inovação das empresas em economia verde e circular, fomentando novos produtos e processos baseados na sustentabilidade local para melhorar a competitividade das empresas rurais.
Com um investimento de 349 mil euros liderado também pelo executivo, o projeto “Biotrans” tem como objetivo a gestão integrada da biodiversidade no Centro-Alentejo-Extremadura através de diferentes ações.
Por fim, o projeto “Eurobird” visa promover a conservação, proteção e promoção do património natural e cultural do território “eurobird” da Extremadura e do Alentejo.