A maioria das autarquias do distrito de Évora vai pagar os subsídios de férias aos funcionários no decorrer do mês de Junho. A informação foi adiantada a esta Estação Emissora pelo edil alandroalense, João Grilo, que salientou que existem Câmaras Municipais que estão a tentar antecipar o pagamento, como é o caso de Arraiolos, Montemor-o-Novo, Redondo e Vendas Novas.
No Alandroal, os subsídios serão pagos juntamente com os salários do mês, tal como é normal acontecer todos os anos, sendo assim seguida a indicação do Tribunal Constitucional.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/cm%20alandroal%20sub%20ferias_13junho.MP3{/saudioplayer}
Luís Roma, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, diz que o mesmo vai acontecer no município calipolense. O responsável salientou ainda o fato de vários governantes já terem afirmado que as autarquias são autónomas na decisão.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/cm%20vila%20vicosa%20sub%20ferias_13junho.MP3{/saudioplayer}
Esta Estação Emissora falou também com o presidente o município borbense, Ângelo Sá, que afirmou que “o assunto está a ser tratado”. O objetivo do executivo é antecipar o pagamento dos subsídios, mas tal poderá não ser possível devido a “um problema técnico”, uma vez que o sistema contabilístico que presta apoio à Câmara Municipal processa o pagamento juntamento com os salários mensais. Se não for possível a antecipação, o executivo prevê pagar os subsídios no período habitual.
É ainda de salientar que, no distrito de Beja, Moura e Vidigueira, assim como a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, já pagaram o subsídio de férias aos seus funcionários. No distrito de Portalegre, os municipios de Fronteira, Campo Maior e Gavião também já pagaram. O Crato deverá pagar hoje.