O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá arrancar para a próxima semana, afirmou esta quarta-feira o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo.”Em princípio, para a semana”, disse o responsável pela task force, em declarações segundo o diário de notícias.
O vice-almirante reafirmou a vontade de atingir a meta de 70% de toda a população portuguesa vacinada com a primeira dose entre 08 e 15 de agosto, esperando no final de setembro que se atinja o fim do processo de vacinação contra a covid-19.
Gouveia e Melo referiu que a vacinação tem de ser vista como “uma espécie de uma onda”, em que há momentos em que mais vacinas disponíveis e é aumentado o ritmo e outros em que é necessário baixar o ritmo face à escassez.
“Nas últimas duas semanas vacinámos muito, agora vacinamos menos e depois haverá um período em que vamos voltar a vacinar mais. Faz parte do processo”, explicou.
Gouveia e Melo referiu ainda que o ritmo é reduzido em populações com uma maior taxa de vacinação para compensar as que “estão menos avançadas”. No entanto, mostra-se bastante otimista em relação à aceitação da vacina por parte da população mais jovem, considerando que, ao contrário do que se regista em alguns países, os jovens portugueses querem ser vacinados.
in diário de notícias