O escritor Jorge Ponce lança hoje, dia 22 de Outubro, o seu novo livro “Três Cantatas Escalabitanas” na Sociedade Harmonia Eborense (SHE) numa sessão das 19:00 às 20:00 horas.
Mais informações sobre a obra avançadas pela Câmara municipal de Évora:
É uma obra escrita de modo a ser apetecível até para quem não tem o hábito da leitura. Começa com uma despretensiosa narrativa ficcional, na qual o protagonista é Francisco Souza Mendes, filho de pai português e mãe piemontesa. Nascido no final do século XVII, no nordeste da Península Itálica,o menino tornou-se músico e compositor e ainda muito jovem veio para Portugal. Depois de uma breve temporada no Minho instalou-se em Santarém – terra natal do pai, onde Souza Mendes fundoua Camerata Leziriana destinada a interpretar as suas composições musicais.
As cem páginas deste livro fazem um passeio poético pelas construções melódicas das três obras apresentadas para, a seguir, comentar os enredos dos seus libretos – oportunidade que os leitores têm para o encontro com alguns preciosos conceitos de três dos chamados filósofos da diferença. Ascantatas que são centrais neste livro, afirmam a vida na imanência do mundo. Exatamente por esta razão, identificam e denunciam os dispositivos de poder que capturam e constrangem a noss potência de produzir modos de existir que sejam mais autônomos e mais criativos. É um livro que instiga os seus leitores a pensar criticamente sobre a crise de valores civilizacionais que se apresentam no contemporâneo.