O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu acreditar a Universidade de Évora para os 6 próximos anos, sem qualquer condição, seguindo a recomendação da Comissão de Avaliação Externa.
Para a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, “o resultado desta avaliação externa é muito gratificante porque traduz, não só, o reconhecimento do caminho que a Instituição tem vindo a percorrer, mas implica, sobretudo, um enorme desafio para os próximos anos, impõe um grande sentido de responsabilidade e um forte compromisso de toda a academia na afirmação da UÉ na rede nacional de ensino superior e no seu posicionamento internacional”.
De acordo com a nota enviada á nossa redação pela academia Alentejana, esta acreditação surgiu no âmbito do 2º ciclo de avaliação institucional conduzido pela A3ES e implicou um processo de autoavaliação institucional exaustivo, rigoroso e transparente, coordenado pela Reitoria, desenvolvido num ambiente de confiança e responsabilidade institucionais.
O Conselho de Administração da A3ES avaliou a UÉ, com base na análise da sua estratégia para a investigação, internacionalização e cooperação, do seu compromisso para com a sociedade, do seu projeto pedagógico-científico, do incentivo à participação estudantil e ao envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem. No âmbito da autoavaliação, a Universidade foi desafiada a identificar e a refletir em torno de um tema considerado central para a sua estratégia no futuro, tendo sido escolhido para tal o tema da Sustentabilidade.
O resultado global da avaliação da Comissão de Avaliação Externa (CAE), nos vários parâmetros em análise, foi muito positivo destacando-se a avaliação relativa à estratégia e governação e aos recursos da instituição. Foi ainda salientado, por esta Comissão, que a UÉ apresenta uma estrutura de investigação forte, com unidades de investigação e laboratórios associados bem classificados, bons resultados de produção científica e com tendência crescente e que mostra um bom desempenho na inovação e transferência de conhecimento. Outra das referências da CAE, na sua apreciação final, é relativa ao desempenho muito bom na internacionalização e na cooperação. Por último, as iniciativas e resultados na área de sustentabilidade são referenciados como notáveis, a CAE assinala a participação da UÉ no consórcio europeu EU-GREEN como um veículo crucial para o desenvolvimento da estratégia para a Sustentabilidade.