Avis assinala, no dia 15 de agosto, os 808 anos de fundação da Vila (1214-2022).
Em dia de celebração, o programa comemorativo abrirá, às 09h00, com o Hastear da Bandeira da Ordem de Avis, no Largo do Convento.
Às 10h00, terá lugar o Lançamento do Percurso Permanente de Orientação no Centro Histórico da Vila de Avis, “Orienta-te pelos monumentos”, numa iniciativa organizada pela Associação Desportiva e Recreativa “Amigos do Atletismo de Avis” – ADRAAA.
Pelas 16h00, o Pavilhão da E.B. 2,3 Mestre de Avis recebe o jogo de Futsal entre o C. F. “Os Avisenses” e os Trabalhadores do Município de Avis.
À noite, a partir das 22h00, o emblemático Largo do Convento será ainda palco de uma Noite de Fados cuja apresentação estará a cargo de Joaquim Caçadas. Em atuação estarão os Fadistas Conceição Ribeiro e Vítor Miranda, acompanhados por Rafael Pacheco, na guitarra portuguesa, Nuno Lourenço, na viola baixo, e Rogério Ferreira, na viola de acompanhamento.
A formação da Vila de Avis começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização e às características naturais, para que ali fosse construído um castelo, um convento e se procedesse ao povoamento. De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.