No dia 18 de abril a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS Portugal), assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema: Passados complexos: Futuros diversos.
Apesar das contingências provocadas pela COVID-19 e as consequentes limitações decorrentes da presente situação, o Município de Avis, através do Centro de Arqueologia de Avis (CAA), volta a associar-se a estas comemorações com a realização de diversas atividades que visam a representação deste momento anual de celebração da diversidade, salvaguarda e valorização patrimonial de todo o mundo.
O programa do CAA inicia com a primeira edição do evento “Avis, por trilhos do património”, em formato virtual, realizado em parceria com a Associação Desportiva e Recreativa – Amigos do Atletismo de Avis, nos dias 17, 18 e 19 de abril, convidando os participantes a percorrer, em caminhada ou corrida, um percurso, nas categorias de 5 ou 10 km, à sua escolha desde que marcado pela presença de valores patrimoniais.
A 19 de abril, o CAA reabre ao público com a exposição “Mosteiro de São Bento de Avis: da intervenção preventiva ao programa de estudo e valorização”, que apresenta uma síntese dos trabalhos realizados pelo CAA numa das frações do conjunto monástico.
A exposição estará patente na biblioteca do CAA até 31 de agosto de 2021, estando prevista, a partir de junho, a realização de visitas guiadas ao local de intervenção, complementando, assim o circuito expositivo.
A última proposta, intitulada “Património à minha porta?” irá decorrer, via online, de 18 a 30 de abril, integrada no programa educativo do CAA e orientada para a comunidade escolar (2º ciclo), tendo como objetivo estimular a observação e a descoberta através da participação direta dos alunos no registo de valores patrimoniais no local onde residem (freguesia ou concelho).
Os contributos, em fotografia ou desenho, serão debatidos em conversa conjunta e posteriormente reunidos em exposição no Centro de Arqueologia e divulgados online.