As primitivas pinturas decorativas dos Pilares da “Porta do Anjo”, em Avis, datadas de meados do século XIX (1830) estão a ser alvo de recuperação.
Situados no antigo terreiro do Convento de São Bento de Avis, naquela que foi uma das três principais passagens da Sede da Ordem Militar para a Vila de Avis, outrora Rua do Convento e hoje Rua Dr. Manuel de Arriaga, estes dois emblemáticos Pilares assinalam a sua importância em pleno Centro Histórico da Vila com elementos estruturais e decorativos que, ao longo dos séculos, foram sendo alvo de intervenções como aquela que atualmente decorre e com a qual o Município de Avis pretende restituir a integridade a este património arquitetónico representativo de um valioso bem, considerando os aspetos culturais e também económicos.
Um processo moroso e detalhado levado a efeito, pelos Técnicos do Município, na sequência da obra de construção civil recentemente efetuada pela Argilândia Construções, com vista à remoção de rebocos em mau estado de conservação e à reposição de novos, bem como à reconstrução de um pináculo que se encontrava partido.