O “Museu do Campo Alentejano” situado em Avis, é um “projeto muito antigo” que já sofreu inúmeras alterações desde a sua criação, mas abrirá portas no dia 15 de agosto totalmente renovado.
Entre os anos de 1982 e 1984, um grupo de jovens decidiu iniciar uma recolha de objetos relacionados com a etnografia nas diferentes freguesias do concelho, e ao longo dos anos o Museu esteve instalado na Sala do Capítulo do Convento de S. Bento de Avis, sofrendo então “inúmeras transformações”. Posteriormente, a partir de 2003, viu a luz do dia, com um caracter mais museológico, já no ano de 2009 o Município sentiu a necessidade de fazer uma reformulação, “tanto ao edifício em si como a requalificação e dotá-lo de um aspeto moderno, dentro da vertente museológica”, como referiu à Rádio Campanário a responsável pelo museu, Paula Freire.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Paula%20Freire%20CM%20AVIS24junho14.MP3{/play}
Os visitantes podem observar duas temáticas que giram em torno do campo, “Trabalho de Terra” e “Montado”. Podem ser vistos espaços que recriam uma típica casa alentejana, o cultivo e a colheita, a debulha, a aceifa, a apanha da azeitona ou a vindima, demonstrando assim as actividades agrícolas desenvolvidas nesta região do país.
O responsável pela manutenção do museu será o Município de Avis.