O distrito de Faro esteve esta segunda-feira com aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, situação que se estende a Évora e Beja partir de amanhã, terça-feira, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os avisos para os distritos de Évora e Beja são válidos entre as 10:00 de terça-feira e as 05:00 de quinta-feira.
Segundo o IPMA, todo o território de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV), uma situação que se repete nas ilhas açorianas da Terceira, Flores e São Miguel.
Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.
O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.