O Governo vai lançar, a 10 de Janeiro de 2022, o terceiro anúncio do Programa Nacional de Regadios (PNR) para a região do Alentejo e inclui a obra de ligação da barragem do Monte da Rocha (Ourique) ao Alqueva, através do Roxo.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, n adiantou que este anúncio tem por objetivo “dar seguimento aos projetos assumidos para a região do Alqueva” e “fecha o primeiro ciclo do PNR”.
Um dos projetos incluídos neste aviso é a ligação do Monte da Rocha ao Roxo e, por consequência, ao Alqueva. Contempla ainda as obras dos circuitos hidráulicos de Vidigueira, Póvoa-Moura e Reguengos (segunda fase).
Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário noticiou, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou o lançamento de um aviso com uma dotação de 127 milhões de euros e que encerra o primeiro ciclo do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios).
Executa-se assim a totalidade do valor previsto para o primeiro ciclo do PNRegadios, com financiamento do Banco Europeu de Investimento e da Comissão Europeia (BEI/CE), no valor de 560 milhões de euros.