Está cumprida a componente solidária do projeto “Olival Ecológico e Solidário”. A colheita de azeitona do olival localizado no Campus Politécnico rendeu mais de 100 litros de azeite, que foram maioritariamente canalizados para estudantes beneficiários do programa de apoio social indireto “IPP Amigo” e duas entidades de apoio social parceiras: o Centro de Recuperação de Menores de Assumar e a Loja Social da Câmara Municipal de Portalegre.
A ação de responsabilidade social foi possível com o contributo da Associação Académica, em particular um grupo de dez estudantes que se voluntariaram para assegurar a apanha da azeitona, durante a pausa letiva do Natal.
A componente ecológica do projeto reside no facto de a gestão do olival ser feita segundo práticas ambientais sustentáveis e não ser utilizado qualquer tratamento fitossanitário. A preocupação com o ambiente também motivou que a garrafa de azeite entregue aos beneficiários seja em vidro e se incentive a possibilidade de ser reabastecida.
Presidência do Politécnico e representantes da Associação Académica entregaram a oferta à Loja Social, no dia 5 de junho, e ao Centro de Recuperação de Menores, a 11 de junho.