Em resposta às várias mensagens de preocupação que têm recebido acerca da ausência do Azeite Moura DOP nas prateleiras dos supermercados, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos prestou os seguintes esclarecimentos.
O ano de 2022 foi marcado por uma escassez de chuvas, o que resultou numa campanha de azeite com uma produção significativamente menor em comparação com anos anteriores, sendo a mais baixa desde 2016. Além desse fator, durante os meses de junho e julho de 2023, enfrentaram uma procura sem precedentes de azeite. Os stocks já se encontravam reduzidos, no final de setembro de 2023, foram obrigados a sair temporariamente do mercado devido à falta de azeite para comercializar.
É importante salientar que a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos não adquire azeitonas nem azeite de terceiros. O azeite é produzido exclusivamente a partir das azeitonas provenientes dos olivais dos sócios, onde predomina o olival tradicional de sequeiro. Em anos de baixa produção agrícola, isso resulta naturalmente numa menor oferta de azeite.
O Azeite Moura DOP possui uma composição única, combinando três variedades de azeitona: Cordovil, Galega e Verdeal. A última variedade, de maturação mais tardia, contribui para que o processo de embalamento não ocorra logo no início da campanha.
Neste momento, estão a finalizar a campanha a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos avança em Comunicado que será possível retomar a distribuição do Azeite Moura DOP nas prateleiras ainda antes do final deste mês de janeiro.