14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Azeites do Alentejo promovidos no Canadá, mercado que “está a aumentar a sua percentagem de consumo”, diz presidente da CEPAAL (c/som)

O azeite alentejano estará presente no SIAL, um salão alimentar em Montreal, no Canadá, entre os dias 2 e 5 de maio. A iniciativa decorre no âmbito do Plano de promoção do azeite do Alentejo no mercado externo, do CEPAAL (Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo).

Em declarações à RC, Gonçalo Morais Tristão, presidente da Direção do CEPAAL, afirma que o objetivo “é dar a conhecer o azeite do Alentejo em si” e não apenas as marcas.

Esta ação de promoção no país norte americano, conta ainda com “um jantar com a chefe portuguesa Helena Loureiro, servido a jornalistas e importadores de bens alimentares, nomeadamente azeite […] e uma prova de azeites para o público em geral e para jornalistas”.

A iniciativa visa ainda abrir canais de comunicação e negociação, “em países onde o consumo está a aumentar muito gradualmente, ao contrário de países produtores”.

A exportação de azeite para o Canadá tem “ainda uma expressão pouco relevante”, aponta o dirigente, afirmando que o estabelecimento de ligações poderá beneficiar o azeite português, e nomeadamente o Alentejano, junto de um público que “está a aumentar a sua percentagem de consumo de azeite”.

A presença dos azeites alentejanos no salão internacional de Montreal, representa um investimento superior a 20 mil euros, financiados em 85% no âmbito do programa Portugal 2020.

No Salão Internacional de Alimentação de Montreal estão presentes 1.000 expositores, sendo esperados cerca de 18.500 visitantes

Questionado sobre eventuais feedbacks já obtidos do referido plano de promoção do azeite alentejano recentemente implementado pela CEPAAL, o dirigente aponta que “é um projeto que terá resultados a médio/longo prazo”, sendo que atualmente estes já se verificaram ao nível de referências na imprensa, inclusive especializada, dos países-alvo.

Este é “um resultado que é importante porque vai catapultar o outro”, o do aumento da exportação, mas “os números falarão por si”, declara, defendendo que a qualidade dos azeites do Alentejo será premiada “com alguma facilidade” por estes consumidores.

Recorde-se que, a par do Canadá, surgem os Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Dinamarca e Suécia como mercados-alvo definidos pelos produtores e associados do CEPAAL.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal exportou 1,8 milhões de euros em azeite para o Canadá, o que representa 0,4% do total de exportações portuguesas de azeite.

 

Populares