O número de infecções por coronavírus , principalmente na área de saúde de Badajoz,aumentou bastante tendo duplicado de 22 casos detectados na sexta-feira para 49 casos confirmados ontem, sábado .
Segundo o Jornal Hoy, e de acordo com dados fornecidos pelo relatório da Diretoria Geral de Saúde Pública essa rápida disseminação do vírusobriga a rastrear os contatos mais próximos . Segundo indica “as últimas 49 infecções encontradas na área de Badajoz e registadas ontem, obrigaram a efetuar cerca de 200 contatos próximos dessas pessoas infetadas.
Perante isto, o Serviço de Saúde da Extremadura (SES) reconheceu ontem que há transmissão comunitária do vírus em Badajoz, ou seja, começaram a ser detectados casos em que não é possível identificar um vínculo com outros pacientes. No entanto, neste momento, as autoridades de saúde da Extremadura consideram que a situação na região é “controlada e monitorizada”.
A SES reforçou os recursos de saúde nesta área para realizar o estudo epidemiológico dos casos positivos “amplamente dispersos nas diferentes áreas da saúde da cidade” e realizar o acompanhamento adequado de contatos próximos de os infectados.
A capital de La Paz é atualmente a área da Extremadura mais afetada pela expansão do coronavírus. No momento, quatro surtos foram declarados.
Várias medidas já foram tomadas para tentar diminuir a propagação do vírus, interromper a transmissão e evitar novos surtos. Nesse sentido, o Governo Regional da Extremadura declarou o uso obrigatório de uma máscara em toda a região. Além disso, a própria administração regional deu uma ordem para proibir visitas aos lares de idosos na capital de La Paz por pelo menos cinco dias para evitar que a infecção se infiltre nesses espaços mais sensíveis e afete as pessoas mais vulneráveis, como idosos e com patologias.