14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Badajoz prepara-se para a chegada do TGV. Falta a ligação ao Alentejo

O terminal ferroviário multimodal de Badajoz foi inaugurado esta quarta-feira, sendo apresentado como uma plataforma que vai facilitar a passagem do comboio de alta velocidade para Portugal, mas falta linha férrea do lado de cá da fronteira, que garanta a ligação a Sines e Lisboa.

O novo terminal de Badajoz traduz uma espécie de “revolução para o desenvolvimento industrial” entre a comunidade da Estremadura espanhola, que já é considerada pelo Eurostat como uma das regiões mais atrativas da Europa devido ao preço dos seus terrenos.

Esta ligação intermodal que abre portas ao TGV habilita ainda Badajoz para a distribuição de mercadorias, à boleia da ligação a Sines e Lisboa, entre outros pontos de interligação, na plataforma logística instalada num parque empresarial de Badajoz – conhecida como plataforma logística do Sudoeste Europeu.

Do lado de cá, o futuro Corredor Internacional Sul (que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia, em Elvas) está anunciado para 2025, sendo o primeiro troço ferroviário de alta velocidade do país, alavancado por um investimento de 500 milhões de euros.

O terminal ferroviário que foi inaugurado em Badajoz é o primeiro de um total de três. Há mais dois previstos para os próximos seis meses, em Navalmoral de la Mata e Mérida, que deverão começar operar a partir de março de 2025.

Populares