A Resul instalou e comissionou a primeira Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) em Portugal, com armazenamento de energia recorrendo a baterias C&I da marca Huawei.
O sistema, instalado na herdade Monte do Pasto, Baixo Alentejo, conta com uma potência total de 250 kWp e uma inovadora bateria de armazenamento Huawei Fusion Solar LUNA 2000 de 200 kWh, tem permitido, nos últimos meses, uma autossuficiência energética superior a 95%.
Em nota enviada à nossa redação, Francisco Pinto, executive manager na Resul, refere que “este projeto é um marco na transição energética em Portugal. A capacidade de armazenar energia solar aumenta a autossuficiência e independência das empresas, tornando-as mais resilientes e sustentáveis. Além disso, este tipo de solução é essencial para a otimização do uso de energia e a segurança energética, contribuindo para o crescimento sustentável das indústrias e do país”.
Na mesma nota pode ainda ler-se que “o aumento da utilização das energias renováveis tem estimulado o avanço das tecnologias associadas, como a integração de painéis solares com baterias de armazenamento. Isto permite armazenar a energia solar que não é consumida de imediato, maximizando o autoconsumo e diminuindo o excedente energético. Este produto traz grandes benefícios, pois ajuda a aproveitar a energia solar gerada e reduz a dependência da rede elétrica. Além disso, proporciona flexibilidade no consumo, armazenando energia em horas de alta produção, o que reduz os custos energéticos e o impacto da volatilidade dos preços do mercado energético, ao mesmo tempo que reforça o compromisso ambiental e contribui para a neutralidade carbónica.”
A abordagem baseada em dados “possibilita otimizar a utilização de energia, identificar ineficiências e implementar melhorias estratégicas, resultando numa poupança significativa e numa maior sustentabilidade das empresas. Neste sentido, o sucesso deste projeto reflete o compromisso da Resul na promoção da transição energética em Portugal, proporcionando soluções inovadoras que contribuem para um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.”