Decorreu recentemente nas instalações do Museu Literário “Casa Fialho de Almeida”, na vila de Cuba, a reunião descentralizada do Conselho intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, do mês de setembro.
Marcou presença nesta reunião o Presidente da Direção da Escola Nacional de Bombeiros para abordar um dos principais assuntos da reunião, a criação de uma Unidade Local de Formação de Bombeiros no Baixo Alentejo.
Recorde-se que atualmente, a região do Baixo Alentejo, é a única sub-região do país que não dispõe de uma unidade destas.
Assim, na prossecução da concretização deste objetivo, foi consensualizado com os municípios que compõem a CIMBAL, a criação de uma metodologia que permita identificar possíveis localizações para a sua implementação.
As Unidades Locais de Formação resultam de protocolos de cooperação estabelecidos entre a Escola Nacional de Bombeiros e as entidades detentoras de corpos de bombeiros num processo de implementação iniciado em 2009. Nestas Unidades Locais de Formação são ministrados os cursos de aperfeiçoamento técnico e de acesso que constam no Despacho n.º 5157/2019, de 24 de maio que regulamenta os cursos de formação, de ingresso e de acesso dos bombeiros voluntários, constituindo-se assim de particular relevância para os corpos de Bombeiros que têm a possibilidade de aprofundar técnicas e conhecimentos para uma resposta mais célere e eficaz na prestação do socorro às populações.