11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Balanço de Natal: Mais quatro vítimas mortais e mais 137 feridos nas estradas Portuguesas.

No período de Natal, entre 15 e 26 de dezembro de 2023, ocorreram 17 vítimas mortais nas estradas de Portugal, um aumento de quatro em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante este intervalo de tempo, houve 4.852 acidentes, menos 307 em comparação com o ano anterior. Estes acidentes resultaram em 1.492 feridos, 80 dos quais em estado grave e 1.412 com ferimentos ligeiros.

Comparando com os números de 2022, houve uma diminuição de 6,0% nos acidentes, mas um aumento de 10,3% no total de vítimas. As 17 vítimas mortais foram registadas em vários distritos, incluindo Beja, Portalegre, Coimbra, Setúbal, Braga, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Vila Real e na região autónoma dos Açores. Por outro lado, nos restantes distritos e na Madeira, foi alcançada a meta de zero mortos nas estradas.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram em várias redes de estradas, incluindo estradas nacionais, autoestradas, estradas municipais e estradas dos Açores. A maioria dos acidentes envolveu colisões, seguidas de despistes e um atropelamento.

Dos 17 mortos, 14 eram homens com idades entre 22 e 84 anos. Durante este período, foram fiscalizados 7,2 milhões de veículos, resultando em 48,9 mil infrações. A taxa de infração foi de 0,68%, uma diminuição em relação ao ano anterior.

Relativamente à velocidade, 29,8 mil veículos foram apanhados em excesso de velocidade. Quanto à condução sob o efeito do álcool, 1,3 mil condutores apresentaram uma taxa de alcoolemia acima do limite legal, resultando em 681 detenções.

Para promover a segurança rodoviária durante o período de Natal e Ano Novo, está em curso a campanha “O melhor presente é estar presente”, que apela a comportamentos seguros na estrada, como não conduzir sob a influência de álcool ou telemóvel, viajar sem pressa e fazer pausas para descansar. A campanha visa envolver todos os portugueses no esforço de reduzir a sinistralidade nas estradas até atingir o objetivo de zero vítimas mortais.

Parte superior do formulário

Parte superior do formulário

Populares