A operação carnaval que decorreu entre os dias 13 a 17 de Fevereiro que decorreu nas estradas do distrito de Évora teve balanço positivo. Foram envolvidos cerca de 250 militares, com 127 patrulhamentos da qual resultaram 32 operações específicas.
O sargento-ajudante David Carrão à Rádio Campanário disse que se registaram “9 crimes, sendo 7 por condução sob efeito de álcool, 1 por falta de habilitação legal e 1 por desobediência”, acrescenta ainda que face ao ano anterior do mesmo período festivo “registámos uma diminuição 7,5% no que diz respeito à criminalidade e 55% em contraordenações”
“O balanço é positivo uma vez que em termos de velocidade foram verificados cerca de 4500 veículos tendo sido só detetados 57 em excesso de velocidade. O mesmo acontece com o álcool e com outras infrações em que o número de veículos foi muito superior aqueles que foram detetados em infração”, refere o sargento-ajudante David Carrão.
A Operação Carnaval teve como principal objetivo o carácter preventivo bem como o combate à sinistralidade rodoviária, regular o trânsito e garantir o apoio a todos os utentes das vias.
Os militares da GNR estiveram atentos à velocidade, condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, não utilização do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças e falta de habilitação legal para conduzir.
Durante a operação "Carnaval 2014", a GNR registou 944 acidentes, oito mortos, 16 feridos graves e 263 feridos ligeiros.