A Praia Fluvial do Clube Náutico de Avis hasteou, pela primeira vez, a Bandeira Azul, símbolo de elevada qualidade ambiental atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
A distinção simboliza igualmente o cumprimento de requisitos que vão desde a qualidade da água e à segurança do local, passando pela existência de informação e educação ambiental, pela gestão ambiental e pela existência de equipamentos de apoio, conforme divulgado nas redes sociais do município.
A cerimónia simbólica do hastear da bandeira decorreu ontem, dia 8 de julho, sem público, mas com a presença de Nuno Silva, presidente da Câmara Municipal de Avis, e de Inês Fonseca, vereadora com o pelouro do Turismo, Técnicos Municipais e elementos da equipa que presta assistência à praia e aos veraneantes, entre Nadadores-Salvadores e Voluntários, num trabalho de cuidados acrescidos a quem nos visita.
Na ocasião, Nuno Silva reafirmou o seu orgulho neste espaço privilegiado de lazer integrado no Complexo do Clube Náutico de Avis, um dos grandes atrativos do Concelho, frisando que a aprovação da candidatura da Praia Fluvial do Clube Náutico de Avis, a única praia fluvial do Alto Alentejo com este galardão, “é para nós motivo de grande orgulho”, já que se trata de um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na constante melhoria das condições ambientais.
O presidente agradeceu ainda a contribuição de todos para que este galardão fosse uma realidade e deixou o desafio no sentido de ser obtido “outro galardão muito importante, o de “Praia Acessível “, uma vez que, considera, “existem condições para isso”. Salientou também o facto de estarmos em pandemia e apelou à responsabilidade de todos no cumprimento das regras de ocupação da praia e de segurança sanitária.
Fotos: CM Avis