Portugal tem, este ano, 431 praias, marinas e embarcações com a Bandeira Azul, galardão que distingue as zonas com maior preocupação ambiental no país.
O galardão é atribuído 42 locais no Alentejo em zonas distinguidas pela Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços, os critérios para a atribuição do galardão.
O Programa Bandeira Azul tem este ano como tema a recuperação dos ecossistemas. “Se um terço das áreas mais degradadas do planeta for restaurada, e protegidos os ecossistemas ainda saudáveis, é possível absorver e armazenar carbono equivalente a metade de todas as emissões humanas de gases de efeito de estufa e evitar a extinção de 70% das espécies ameaçadas” conforme infomação disponível no site Programa Bandeira azul.
“Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar na “Recuperação de Ecossistemas”, uma vez que este tema não se esgota num ano e porque “a FEE e a ABAE estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas”.
Conheça aqui a Lista de locais galardoados no Alentejo
ALANDROAL (1 local galardoado)
AREA RECREATIVA E DE LAZER DAS AZENHAS D´EL REI
BEJA (1 local galardoado)
GRÂNDOLA (12 locais galardoados)
MÉRTOLA (1 local galardoado)
MOURÃO (1 local galardoado)
ODEMIRA (12 locais galardoados)
PORTEL (2 locais galardoados)
REGUENGOS DE MONSARAZ (1 local galardoado)
SANTIAGO DO CACÉM (2 locais galardoados)
SETÚBAL (1 local galardoado)
SINES (6 locais galardoados)
Consulte a lista completa no país AQUI
Fonte: Programa Bandeira Azul