Um “trilho de encantar” acaba de nascer em Nisa, nas margens do Rio Tejo.
O Trilho da Barca D’Amieira destina-se a ser desfrutado por famílias, tendo em conta a grande facilidade e beleza do percurso, como avança o Programa “Boa Cama Boa Mesa”.
A reportagem destaca que o visitante terá uma agradável surpresa com o Trilho da Barca D’Amieira. Logo para começar instagramáveis baloiços de cor lilás. Ninguém vai resistir à fotografia em tão mimosa estrutura, nem a um regresso à infância baloiçando-se junto da Árvore Lilás.
Depois há também o Miradouro Transparente do Tejo (skywalk), o sítio por onde se sugere que se comece o percurso, apesar de este ser circular. Como o nome deixa adivinhar, este miradouro deixa ver o que está por baixo dos pés, a água da Barragem do Fratel, oferecendo uma sensação inigualável.
Uma ponte pedonal suspensa sobre a ribeira de Figueiró, acrescenta aventura ao percurso, cujo total perfaz cerca de 3,5 km.
Sempre ao longo do Tejo, este percurso conta ainda com um passadiço em madeira e um módulo de birdwatching. Ao longo do percurso vários elementos artísticos decorativos de grandes dimensões. A formiga, a garça-real, a borboleta e a raposa, são alguns dos animais representados.
O passadiço faz a ligação ao Muro de Sirga, onde é possível, a partir do módulo Casa da Árvore, ter uma vista única sobre a foz do rio Ocreza. No final do trajecto existe uma plataforma flutuante que faz a travessia do rio Tejo, e um espaço verde onde poderá repousar e retemperar energias.
Apesar de este percurso poder ser feito em qualquer altura do ano, há que ter certos cuidados como com o piso escorregadio durante o inverno e as altas temperaturas que se fazem sentir no verão. Para evitar contratempos é importante que se desloque somente pelos trilhos sinalizados.
Assim apela à visita e ao percorrer do trilho da Barca d’Amieira o Programa Boa Cama Boa Mesa.
Com https://boacamaboamesa.expresso.pt/