A Barragem de Alqueva está cada vez mais perto da sua cota máxima. Há mais de dez anos que a Barragem de Alqueva não enche na totalidade, o que parece estar agora cada vez mais perto de acontecer.
Com a chuva que tem caído nos últimos dias, o volume de água armazenado aumentou substancialmente.
De acordo com a informação disponibilizada pela EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., à data de hoje, 1 de abril, a cota da Barragem é de 151.28 metros correspondendo a um volume armazenado de 3904.42hm3. Segundo a empresa responsável pela gestão de Alqueva, só no fim de semana, a cota subir mais de 30 cm.
Recorde-se que a última vez que a Barragem atingiu a cota máxima- cota de 152 metros correspondente a um volume de água armazenado de 4150 hm3- foi em 2010.
A Barragem de Alqueva, também designada como o maior lago artificial da Europa, comemora em 2024 os seus 22 anos de existência. Foi a 8 de fevereiro de 2002, há 22 anos atrás, que foram encerradas as comportas da barragem, dando início ao enchimento da albufeira de Alqueva, a maior reserva de água Nacional.
Alqueva é hoje fator de desenvolvimento na Região Alentejo e constitui-se como uma das mais importantes reservas de água do território. É através desta Barragem que é possível permitir todas as valências do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
Foto: EDIA