A chuva que tem caído nos últimos dias no Alentejo, em especial de 4ª a 6ª feira da passada semana, veio permitir que as albufeuiras e barragens da região reforçassem a sua capacidade de armazenamento, levando inclusivé a que algumas, já com esta capacidade de armazenamento esgotada, tenham que efetuar descargas, tal como já aconteceu na Barragem do maranhão, em Avis, e na apartadura, em marvão, tal como a Rádio campanário noticiou.
A Barragem do Caia, que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, está cada vez mais próximo do nível de descarga e em apenas 4 dias registou um crescimento de mais de 10% nasua cota de descarga.
Atualmente, à data desrte sábado, dia 20, a cota era de 94,72%.
Desde o passado dia 16, ou seja num período de 4 dias, esta Barragem, a maior do Distrito de Portalegre, encaixou 19,4 milhões de metros cúbicos de água, registando atualmente um volume de 179.960.000(mm)
Recorde-se que nesta barragem , o nível aconselhado para descargas que é de 190 milhões de metros cúbicos de água. A última descarga foi efetuada o ano passado, depois de dez anos sem qualquer descarga efetuada. |