A chuva que tem caido desde dezembro de 2023 está a levar as Barragens a restabelecer o nível de água, reforçando a sua capacidade de armazenamento.
Um ponto positivo para as albufeiras que registavam uma percentagem de água armazenada menor . No entanto, para as que registavam maior volume de água armazenada,o encaixe de mais água obrigou a descargas, como foi o caso da barragem do Caia, em Elvas.
A Barragem do Caia atingiu hoje, domingo, dia 11 de fevereiro, 99,02% da sua capacidade.
De acordo com a informação avançada pela Associação de Beneficiários do Caia, entidade que gere estea Barragem, o volume de água armazenado é de 188.147.200 metros cúbicos de água.
Considerando que a cota de descarga da Barragem é de 190.000.000 m3, significa que está muito próximo de atingir a sua capacidade máxima.
Tendo em conta o elevado volume de água armazenada e considerando as previsões de chuva existentes, na passada sexta-feira, foram abertas as comportas e a Barragem está a fazer descargas para a superfície.
Com as descargas iniciadas na passada sexta-feira, a Associação de beneficiários do Caia pretende qur o volume de água reduza para os 175 a 180 milhões de metros cúbicos.
Assim, e dado o volume hoje registado, as comportas vão manter-se abertas no início desta semana , por forma a que as descaragas se mantenham.
Os cerca de 12.000.000 de metros cúbicos de água, libertados nas descargas efetuadas, irão em direção à Albufeira do Alqueva.
Recorde-se que a Barragem do caia, é a maior do Distrito de Portalegre, e abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte.
Esteve vários anos sem fazer descargas, o voltou a acontecer em janeiro de 2023 e se reptiu já em 2024.
Foto:@EduardoVaz