A Barragem do Caia, localizada em Elvas, dará início a descargas de superfície a partir desta sexta-feira e ao longo dos próximos três dias, como medida preventiva devido à previsão de chuvas persistentes na região. Luís Rodrigues, gerente da Associação de Beneficiários do Caia, explicou em entrevista à Rádio Campanário os motivos por trás desta decisão.
“O objetivo destas descargas é ganhar algum poder de encaixe, devido à previsão de chuvas persistentes durante o fim de semana”, afirma.
“Com os 186 milhões de volume de água que estão atualmente armazenados, precisamos de criar uma margem de manobra para garantir a segurança”, acrescenta Luís Rodrigues.
A capacidade máxima da Barragem do Caia é de 202 milhões de metros cúbicos, mas devido a precauções operacionais, a barragem só pode atingir os 190 milhões. Com as descargas programadas, pretende-se criar espaço para absorver a precipitação adicional que se espera nos próximos dias.
Luis Rodrigues destacou que as descargas deverão ocorrer até segunda-feira de manhã, seguindo-se um estudo detalhado da situação. Posteriormente, as ações serão ajustadas conforme a previsão do tempo.
“Em principio haverá estas descargas até segunda-feira de manhã, será depois feito um estudo da situação e depois conforme for a previsao do tempo, agiremos. Poderá ser prolongado as descargas se as condições meteorologicas continuarem com muita chuva”, refere o gerente.
A decisão de realizar descargas preventivas reflete a importância da gestão responsável dos recursos hídricos, especialmente em períodos de condições climáticas adversas.