A Barragem dos Minutos, situada no concelho de Montemor-o-Novo, foi inaugurada em 2003 e completa, no presente ano, 20 anos de existência.
Segundo o Jornal de Negócios, a KSB tem contribuído com apoio técnico, fornecimento e manutenção das suas bombas centrífugas, para o desenvolvimento deste projecto de referência para a região alentejana. A barragem está integrada num plano nacional de melhoria dos sistemas de irrigação para apoiar a agricultura.
Com uma albufeira com cotas de 260 metros de profundidade e uma superfície inundável de 5 km2, a capacidade de armazenamento da Barragem dos Minutos é de 50 milhões de m3 de água, o que torna a barragem uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento económico da região do Alentejo Central, quer nas atividades agrícolas, quer nas de lazer, é um importante recurso para abastecimento de água potável à população, em caso de necessidade.
A KSB é uma empresa familiar com 150 anos, e um dos fabricantes de bombas centrífugas e válvulas mais antigos do mundo, com sede na Alemanha e filiais próprias em mais de 100 países, incluindo a KSB, Bombas e Válvulas, SA, com sede em Sintra e delegação no Porto.
De acordo com o Jornal de Negócios, apesar de não ter nenhuma fábrica própria em Portugal, o Grupo KSB compra cerca de 4 milhões de euros por ano a empresas portuguesas, fabricantes de componentes para os seus equipamentos, como a Duritcast (Águeda) e Arsopi (Vale de Cambra), as quais empregam, no total, cerca de 500 colaboradores.
Leia a notícia completa em: Jornal de Negócios